Criação de dashboards dinâmicos com PowerBI – UFCFD 341107 | Algarve

Formação 100% financiada que tem como principal foco o reforço da capacitação digital das empresas, nomeadamente dos seus colaboradores, dotando-os das competências necessárias para um mundo e mercado de trabalho cada vez mais digital.

Gratuito

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Metodologia de Formação e Avaliação
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Objetivos

Com esta ação de formação os formandos ficam habilitados a gerir a atividade de negócio do seu departamento/divisão com renovado conhecimento analítico e podem identificar medidas/decisões que decorrem de uma análise de dados através do Power BI da Microsoft.

Programa

  • Introdução ao Power BI
    • Apresentação do PowerQuery no Excel
    • Uniformização de dados no PowerQuery
  • Importação e transformação de dados
    • Utilização das opções Obter e Transformar Dados [Get &Transform Data]
    • Consultas e Ligações [Queries & Connections]
    • Importação de dados a partir de várias fontes
    • Transformar e moldar dados
  • Criação do Modelo de Dados
    • Conceito de tabelas de factos e de dimensões
    • Diferentes tipos de relações
    • Estabelecer relações
    • Utilizar hierarquias
    • Construir Tabelas Dinâmicas a partir do PowerPivot
  • Linguagem DAX
    • Introdução à linguagem DAX
    • Operadores
    • Funções
    • Criação de colunas calculadas, medidas (campos calculados) e KPIs
  • Visualização de Dados
    • Utilização de Tabelas e Gráficos Dinâmicos para análise do Modelo de Dados
    • Introdução ao PowerView
    • Criação de dashboards de informação
    • Introdução ao PowerMap
    • Criação de visualizações geográficas

Metodologia de Formação e Avaliação

  • Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem e sessões síncronas dinamizadas pelo Zoom;
  • A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).

Formador

João Pedro Pires

Licenciatura em Gestão e Pós-Graduação em Economia da Inovação e Empreendedorismo. Formador nas áreas  de economia, gestão, contabilidade, empreendedorismo e literacia digital.

Destinatários

Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:

  • Qualquer entidade empregadora na Região do Algarve de qualquer área de atividade.
  • Trabalhadores desde que tenham um vínculo  à empresa, nomeadamente, na condição de emissão de recibos verdes (faturas-recibo), contrato de prestação de serviços, membros dos órgãos estatuários, tais como, a direção, o conselho de administração e/ou outros;
  • Adultos (> 18 anos) empregados com habilitação mínima ao nível do 3º ciclo (9º ano de escolaridade).

Condições de Participação

  • Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
  • Ter local de trabalho na região de Região do Algarve;
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6,00€ /dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho;
  • No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
  • É da responsabilidade do formando, assegurar os meios / equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara colunas e altifalante; acesso à internet; acesso ao zoom) e assistir presencialmente à sessão final de 1 hora (sessão obrigatória em regime presencial);
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
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