Escrita Criativa e Storytelling | Lisboa

No fim do curso, o participante estará apto a:

  • Assimilar as noções base da escrita criativa e do storytelling;
  • Conhecer as potencialidades de uma boa história bem contada (tom, pontos dinâmicos, tipos de personagens, estrutura, ritmo, abertura e fecho);
  • Integrar a estrutura narrativa na criação de conteúdos online e offline.

Gratuito

Objetivos
Programa
Metodologia de Formação e Avaliação
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Destinatários
Condições de Participação
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Objetivos

O curso tem por objetivo apresentar os principais fundamentos e técnicas de escrita criativa e storytelling aplicados à comunicação para produção de mensagens mais persuasivas. Durante o curso, serão abordados:

  • Objetivos e potencialidades das técnicas de escrita criativa e storytelling para uma comunicação estratégica;
  • Identificação das características comuns à utilização da técnica de escrita criativa e do storytelling nos diferentes meios;
  • O que distingue uma boa história de uma história bem contada;
  • Ideias chave para integrar a escrita criativa e storytelling em apresentações;
  • Exercícios de aplicação das técnicas apresentadas

Programa

  • Fundamentos do Marketing Digital;
  • A importância das personas e como identificá-las;
  • Importância do Funil de Conversão e Jornada do Consumidor na elaboração de um Plano de Paid Social;
  • Dados do Facebook;
  • Conta comercial x conta pessoal.
  • A comunicação: conceito e funções;
  • As características de uma redação eficaz;
  • Como planear a escrita;
  • Escrita simples e correta: técnicas para sistematizar informação;
  • Síntese, análise e verificação da inteligibilidade da mensagem.
  • O storytelling como ferramenta de comunicação;
  • Os vários tipos de histórias;
  • Os ingredientes de uma história;
  • A relação com o recetor da mensagem;
  • A estrutura narrativa;
  • A viagem do herói: exemplo de estrutura clássica.
  • Desbloquear a criatividade: escrita lúdica, automática e escrita com estímulos rápidos;
  • Explorar e exercitar a máxima da escrita «Mostrar, não dizer»;
  • Gianni Rodari, Gramática da Fantasia – o binómio fantástico e outros pontos de partida para a escrita;
  • Universos sensoriais: utilizar os cinco sentidos para enriquecer a escrita;
  • Locais e espaços para a escrita, tais como cenário, protagonista ou fonte de histórias;
  • A vida dos objetos: construir histórias a partir de objetos quotidianos e outros;
  • Criação de personagens;
  • Estrutura narrativa: estrutura do conto tradicional; escrever histórias com princípio, meio e fim;
  • Apurar a escrita: evitar os clichés, lugares comuns e outros bordões da linguagem.
  • O Mindset e as ferramentas para escrever mais e melhor;
  • Bloqueios criativos – como vencer;
  • Roube como um artista;
  • Um toc na cuca;
  • Escrever a partir de objetos.
  • A escrita para cada rede social:
    • Facebook;
    • Instagram;
    • LinkedIn;
  • Como repostar conteúdos entre as redes sociais.
  • Hashtags e emojis;
  • Como dar vida e cor aos textos;
  • Textos e contextos para o digital.

Metodologia de Formação e Avaliação

  • Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem.
  • A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).

Formador

Márcia Malvina
Especialista em MKT Digital, pós graduada em Executive Márcia Malvina, especialista em MKT Digital, pós graduada em Executive Marketing, Mestre em Comunicação e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela UNL. Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de planeamento estratégico, realização de estudos de mercado, organização de grandes eventos, gestão de relacionamento com clientes, comportamento do consumidor, comunicação empresarial e estratégias de lançamentos digitais. Já atuou como executiva de grandes empreendimentos como Shopping Centers, indústrias de calçado e alimentos. Docente no Ensino Superior, em disciplinas de Licenciatura e Pós-graduações em Marketing Digital, Comunicação e Gestão Estratégica de Marketing.

Destinatários

  • Ativos/colaboradores das empresas;
  • Adultos (> 18 anos) empregados em empresas com habilitação igual ou superior ao 3º ciclo (9º ano de escolaridade);
  • Local de trabalho na Região do Projeto.

Condições de Participação

  • Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
  • Ter local de trabalho na região pertencente ao Projeto;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma;
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho.
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante avaliação positiva e assiduidade mínima exigida (90%).
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