Plano de Negócio – Criação de pequenos e médios negócios – UFCD 7855 | Centro

A ANJE propõe esta ação de formação com o objetivo de dotar os formandos de competências na área do empreendedorismo e planos de negócios.

Gratuito

Objetivos
Programa
Metodologia de Formação e Avaliação
Formador
Destinatários
Condições de Participação
Contactos

Objetivos

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho;
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio;
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver;
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira;
  • Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa;
  • Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa;
  • Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros;
  • Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida;
  • Elaborar um plano de negócio.

Programa

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
    • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Mercado concorrencial
      • Estratégias de penetração no mercado
      • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Estratégia comercial e planeamento de marketing
    • Planeamento estratégico de marketing
    • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
    • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
    • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
    • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
    • Elaboração do plano de marketing
      • Projeto de promoção e publicidade
      • Execução de materiais de promoção e divulgação
  • Estratégia de I&D
    • Incubação de empresas
      • Estrutura de incubação
      • Tipologias de serviço
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Patentes internacionais
    • Transferência de tecnologia
  • Financiamento
    • Tipos de abordagem ao financiador
    • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
    • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio
      • Objetivos
      • Mercado, interno e externo, e política comercial
      • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
      • Etapas e atividades
      • Recursos humanos
      • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
    • Desenvolvimento do conceito de negócio
    • Proposta de valor
    • Processo de tomada de decisão
    • Reformulação do produto/serviço
    • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
      • Desenvolvimento estratégico de comercialização
    • Estratégia de controlo de negócio
    • Planeamento financeiro
      • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
      • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
      • Estimativa dos juros e amortizações
      • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
    • Acompanhamento da consecução do plano de negócio

Metodologia de Formação e Avaliação

  • Privilegiar-se-á uma metodologia experimental participativa, conjugada pontualmente com os métodos expositivo e interrogativo.
  • Plataforma Moodle como plataforma de aprendizagem – Learning Management System (LMS);
  • Dinamização das sessões síncronas através da plataforma Zoom.

Formador

Rui Santos
Formador e consultor de empresas e de incubadoras para a área de Recursos Humanos e Empreendedorismo.
Orador em eventos, dinamizador e júri de concursos de ideias, elabora projectos empresariais, tendo já ajudado a abrir dezenas de negócios.
Licenciado e Pós-Graduado em Controlo de Gestão.

Destinatários

  • Ativos empregados com morada do local de trabalho na região Centro
  • Desempregados há menos de 1 ano, com morada de residência na região Centro

Condições de Participação

  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 5,20€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, mediante assiduidade e fora do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.
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