9 razões para introduzir
a PNL na sua vida
Diretor executivo da CHUNKING-UP PNL e Coordenador da Certificação Internacional em PNL PRACTITIONER
Gostaria de melhorar a qualidade da sua vida pessoal e profissional, mas não sabe como?
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta incrivelmente poderosa e eficaz para realizar mudanças amplas na sua vida, através de uma série de processos de transformação internos, rápidos e subtis, que lhe irão permitir aproximar-se, cada vez mais, da vida que sempre sonhou viver.
Aqui ficam 9 razões para conhecer esta “arte” e “ciência” da excelência humana:
1. Para conseguir o que quer.
A habilidade de definir metas faz parte da vida. Desta forma podemos evoluir e alcançar novos feitos. É comum definirmos metas para a nossa saúde, finanças ou tempos livres.
Algumas pessoas definem as suas metas somente no início do ano, outras costumam definir as suas metas com mais frequência, muitas vezes revisando-as a cada trimestre ou a cada mês. Outras, verificam as suas metas semanalmente ou mesmo diariamente. Independentemente das metas ou das pessoas, há um denominador comum: “ninguém alcança todas as suas metas”.
E se pudesse aumentar a percentagem das metas que completa com êxito?
Praticando o processo da Boa Formulação de Objetivos, irá aumentar em muito as suas hipóteses de sucesso.
2. Para melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.
Conviver com os outros faz parte do nosso dia-a-dia, quer seja no trabalho ou em casa. A nossa qualidade de vida é afetada diariamente, pela nossa habilidade de conviver com os que nos rodeiam.
Assim, podemos aumentar a qualidade dos nossos relacionamentos pelo simples facto de fazermos pequenas mudanças na forma como interagimos, mas, sobretudo, pela maneira como interpretamos o que nos dizem, e o que dizemos a nós mesmos.
Entender com mais clareza o que nos querem dizer, bem como comunicar de forma mais acessível ao outro, irá fazer uma enorme diferença nas interações, tornando as conversas mais fáceis e agradáveis.
3. Para se compreender a si próprio e o que o motiva.
Alguma vez, já se questionou porque é que reage duma determinada maneira a certas situações?
Ou porque é quer faz o que faz?
Assim que descobrirmos o que nos motiva, as nossas ações e reações são bastante previsíveis, e, surpreendentemente, isto é muito fácil de descobrir.
Os nossos comportamentos e padrões de pensamento são o resultado das nossas experiências ao longo do tempo.
Através da PNL, poderá compreender-se melhor a si mesmo, como processa as informações, que histórias conta para si próprio e como armazena as memórias dos eventos passados. Desta forma, assume mais controle da sua vida.
4. Para se sentir mais confortável perante situações novas.
É muito comum para a maioria de nós experimentar um certo desconforto perante situações novas, por exemplo, visitar um país novo, começar um emprego novo ou ser apresentado pela primeira vez aos pais do(a) seu noivo(a).
As situações novas tendem a ser stressantes, e nestas situações o desempenho diminui.
E se houvesse uma forma mais positiva de lidar com situações novas?
Como seria se soubesse lidar bem com qualquer situação que a vida lhe apresenta?
Com as ferramentas da PNL, irá descobrir que as situações novas deixam ser desconfortáveis.
5. Para aprender a ativar estados emocionais favoráveis.
Nos dias de hoje, o “Networking” é uma das principais estratégias para gerar mais e melhores negócios! Mas, para muitas pessoas, a ideia de participarem num evento de networking é tão desagradável que o evitam a todo custo, mesmo que saibam o quanto os poderá ajudar a promover o seu negócio ou a sua carreira. E isto simplesmente porque não sabem como criar as condições emocionais para conseguirem lidar com a exposição aos outros.
Aprender estratégias para desenvolver relacionamentos excecionais em pouco tempo dá-nos o poder e a confiança para participar em qualquer evento de networking ou numa reunião com à vontade e facilidade.
A PNL possibilita-lhe, então, (re)criar as condições de sucesso para se conectar com as pessoas instantaneamente, gerando uma interação significativa, em que se irão lembrar de si.
6. Para lidar com situações tensas com mais facilidade.
Na vida pessoal ou profissional, todos nos deparamos com situações tensas, sejam previsíveis ou não. Nestas circunstâncias, torna-se fundamental termos recursos e estratégias para lidar com situações potencialmente difíceis.
Ao aprender e utilizar habilidades e estratégias específicas da PNL, será capaz de dissipar situações de tensão e também ajudar as partes envolvidas, que irão apreciá-lo(a) ainda mais pela sensatez e pelo efeito calmante com que lida com essas situações.
7. Para aumentar a sua capacidade influência e persuasão.
Quantas vezes somos confrontados por situações em que se geram incompatibilidades, em que o outro simplesmente não abdica nem modifica a sua opinião?
Ao compreender como é que processamos informações e interpretamos a vida em si, vai ser capaz de comunicar melhor, e apenas com subtis alterações na comunicação, tornar as suas interações com os outros mais fáceis, gerando mais entendimento e harmonia.
8. Para o ajudar a tomar mais e melhores decisões.
Quando o assunto é “tomar decisões”, muitas pessoas sofrem bastante, ficando sem saber qual o caminho a escolher, criticando-se a si mesmas em cada situação, procurando constantemente a aprovação dos outros.
Este conflito, pode ser muito desgastante e pouco produtivo, acabando por ser uma “autossabotagem” da própria vida.
É nesta resolução interior que a PNL pode ajudar, ao criar estratégias sólidas para a tomada de decisão, esclarecendo o nosso propósito e metas que nos motivam, simplificando assim qualquer processo de tomada de decisão.
Ao saber que o que está a fazer se encaixa com o seu plano global, então conseguirá parar de se preocupar com o que os outros irão pensar e também com a autocritica desgastante.
9. Para conquistar o tipo trabalho que deseja.
Na procura de um emprego, é fundamental idealizar primeiro o que gostaria de estar a fazer e depois ir à procura dos potenciais empregadores.
É claro que há mais pessoas na procura desse lugar! Portanto, é essencial destacar-se e marcar pela diferença, estabelecendo uma excelente interação com o recrutador.
Aprenda com a PNL ferramentas valiosas para se conectar imediatamente com os recrutadores, percebendo o que estão à procura, apresentar-se da melhor maneira possível para ganhar o lugar e, acima de tudo, para perceber se o trabalho em questão é ou não congruente com os seus objetivos de vida.