Coaching profissional e as novas oportunidades
Formador na Certified Internacional Professional coaching ICU| ANJE
A situação que estamos a atravessar, desde março de 2020, tem vindo a criar todo um conjunto de novos desafios às mais diversas atividades económicas. E o coaching não é exceção. De facto, uma atividade que assentava maioritariamente no modelo presencial para fortalecer a cumplicidade e o rapport com os clientes, potenciando assim a dinâmica sinérgica do processo, viu-se agora obrigada a repensar e ajustar o seu modus operandi, de forma a continuar a apresentar-se no mercado como uma solução de topo para quem pretende resultados de excelência.
Sermos flexíveis e adaptáveis nos dias que correm não é uma opção. É uma exigência crescente que o mundo coloca a todos os profissionais. Neste sentido, o papel de um profissional de coaching torna-se cada vez mais relevante, pois acompanhará o coachee nestes processos de mudança e adaptação, aumentando a consciência sobre a sua responsabilidade pelos resultados que pretende alcançar, auxiliando-o na criação de links emocionais às metas definidas e contribuindo para a motivação e drive necessários para que desenhe e implemente planos de ação desafiantes e eficientes.
Pioneira na introdução das neurociências no coaching, a ICU Portugal desde cedo preparou os alunos do curso Certified International Professional Coach, que desenvolve em parceria com a ANJE, para lidar com esta nova realidade, que, se por um lado limita o número de oportunidades que têm para estar presencialmente com os seus clientes (adversidade), por outro lhes abre as portas para trabalharem com clientes em qualquer parte do mundo (oportunidade)!
No contexto desta pandemia, a ICU Portugal, em conjunto com o seu histórico parceiro ANJE e com a E-goi, desenvolveu com enorme sucesso o Fórum #EmpreendeEmCasa, uma iniciativa online que teve como objetivo apoiar o desenvolvimento das competências de empreendedores e empresários que pretendiam melhorar os seus resultados. Para além do fornecimento de soluções específicas para a criação de negócios e de ferramentas para aumentar a performance da comunicação dos mesmos, no capítulo Competências e Performance Pessoal foram ainda abordados os temas Liderança Pessoal, Perfil Comportamental, Motivação e Foco.