Pular para o conteúdo
WhatsApp
Academia de Liderança
Entrar | Registar
logo-foco-anje-2021.jpg
  • Anje Formação
    • Equipa
    • Galeria Multimédia
    • ANJE
    • Sobre a ANJE FORMAÇÃO
  • Modalidades
    • Formação Financiada
    • Formação não Financiada
  • Cursos
    • Zona Geográfica
      • Norte
      • Centro
      • Lisboa
      • Alentejo
      • Algarve
      • E-learning
    • Áreas de Formação
      • Comportamento e desenvolvimento pessoal
      • Comunicação Marketing e Eventos
      • Empreendedorismo e Inovação
      • Gestão Estratégica e Empresarial
      • Programas Executivos Avançados
  • Calendário
  • Blog
  • Contactos
logo-anje-formacao-branco
€0,00 0 Cart

Design – Comunicação e Multimédia – UFCD 0135 | Algarve

Gratuito

Programa 100% financiado que tem como principal foco o reforço da capacitação digital das empresas, nomeadamente dos seus colaboradores, dotando-os das competências necessárias para um mundo e mercado de trabalho cada vez mais digital.

Tenho interesse em participar

  • Objetivos
  • Programa
  • Metodologia de Formação e Avaliação
  • Formadores
  • Destinatários
  • Condições de Participação
  • Contactos
Edit Content
  • Definir elementos gráficos para multimédia;
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Edit Content
  • Elementos gráficos para multimédia;
  • Multimédia;
  • Definição de design;
  • Definição de design gráfico;
  • Definição de web designer;
  • Definição de multimédia;
  • Conceito de memória descritiva;
  • Conceito e importância de público-alvo;
  • Conceito de logótipo;
  • Bitmap versus vectorial;
  • Processo de comunicação;
  • O Processo cíclico da comunicação;
  • Conceito de comunicação;
  • Modelos comunicacionais;
  • Componentes da comunicação;
  • Processo de comunicação;
  • Fonte-emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Formulação, codificação e transmissão de mensagem;
  • Canal de comunicação;
  • Mensagem;
  • Repertórios culturais;
  • Fontes de ruído no canal de comunicação;
  • Interferências mediáticas;
  • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem;
  • Comunicação mediatizada;
  • Fonte de informação;
  • Destinador – função emotiva;
  • Contexto – função referencial;
  • Mensagem – função poética;
  • Contacto – função fáctica;
  • Código – função metalinguística;
  • Suporte de comunicação;
  • Apreensão da informação;
  • Imagem da comunicação;
  • Saberes culturais;
  • Heranças estéticas;
  • Opções pessoais;
  • Contorno materializado;
  • Sugestão de volume;
  • Justaposição de elementos;
  • Perspectiva;
  • Imagem animada;
  • Imagem total (no computador);
  • Nível da realidade;
  • Imagem natural;
  • Fotografia a cores;
  • Fotografia a preto e branco;
  • Representação figurativa não realista;
  • Pictogramas;
  • Representação não figurativa;
  • Metodologia processual;
  • Fases de um projeto;
  • Importância de briefing;
  • Influências e condicionantes de um Projeto;

 

  • Fontes de investigação:
    • Primárias;
    • Secundárias.

 

  • Metodologia projectual;

 

  • Métodos:
    • Método da divisão;
    • Método com condicionante;
    • Método de Bruno Munari.

 

  • Paginação;

 

  • Regras de paginação:
    • Regras de uso da tipografia;
    • Legibilidade dos tipos;
    • Fontes serifadas e não serifadas.

 

  • Número máximo de fontes;
  • Alinhamentos;
  • Texto em maiúsculas e minúsculas;
  • Tamanho de fontes adequado;
  • Fontes leves e pesadas;
  • Espacejamentos;
  • Entrelinhamento;
  • Comprimento de linhas;

 

  • Parágrafo;
    • Viúvas e Órfãos.

 

  • Realce de elementos no texto;
  • Integridade da fonte;
  • Contraste entre cor e tipo;
  • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa;
  • Natureza plástica da cor;
  • Fisiologia da cor;
  • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização;
  • Síntese aditiva e síntese subtrativa;
  • RGB versus CMYK;

 

  • Multimédia versus Impressão:
    • Circulo cromático;
    • Cores primárias;
    • Cores secundárias;
    • Cores terciárias;
    • Cores complementares;
    • A cor e o meio;
    • Harmonia entre cores;
    • Cores análogas;
    • Cores análogas + opostas;
    • Unificadas por velatura.

 

  • Estrutura justaposta;
  • Legibilidade;
  • Relação entre cores;
  • Velocidade preceptiva;
  • A cor e o homem;
  • Significado das cores;

 

  • Conjugações claro/escuro:
    • Contraste sucessivo;
    • Contraste de assimilação;
    • Cores que cintilam;
    • Espaços em branco;
    • Cor e espaço;
    • Cor e formas;
    • Cor e legibilidade.

 

  • Harmonia Cromática;
  • Conceitos óticos;
  • Natureza plástica da cor;
  • Olho humano;
  • Fisiologia da luz;
  • Direção da luz;

 

  • Pigmento:
    • Efeito avanço das cores quentes;
    • Efeito afastamento das cores frias;
    • Feito centrípeto das cores frias;
    • Efeito centrífugo das cores quentes.

 

  • Contraste;
  • Contraste sucessivo;
  • Natureza plástica da cor;
  • Relação entre cores;
  • Dimensões da cor;
  • Luminosidade ou valor;
  • Qualidade da tonalidade ou matiz;
  • Pureza ou saturação;
  • Resposta emocional da cor;
  • Ação recíproca das cores;
  • Relações de quantidade;
  • Relações de valor;
  • Relações de complementaridade;
  • Relações de simultaneidade;
  • Perceção do espaço;
  • Efeitos de aproximação;
  • Peso visual da cor;
  • Estrutura do ritmo visual;

 

  • Formas:
    • Simplicidade estrutural;
    • Pregnância da forma;
    • Princípios de organização preceptiva;
    • Simplicidade de estímulo visual;
    • Ausência de ambiguidade;
    • Legibilidade no campo visual;
    • Conteúdo descritivo e narrativo;
    • Correspondência entre o conteúdo e forma;
    • Linha;
    • Linhas horizontais;
    • Verticais;
    • Oblíquas;
    • Com ângulos;
    • Curvas;
    • Tracejado;
    • Significado da Linha;
    • Quadrado;
    • Triângulo;
    • Retângulo;
    • Círculo;
    • Losango;
    • Elipse.

 

  • Significado das formas;
  • Plano;
  • Tensão;
  • Equilíbrio e Desequilíbrio;
  • Linhas de força;
  • Peso;
  • Figura/fundo;
  • Escala;
  • Perspetiva;
  • Discurso vídeo;
  • Guião de vídeo e áudio;
  • Storyboard;

 

  • Tipos de planos:
    • Plano conjunto ou geral;
    • Plano médio;
    • Grande plano;
    • (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens;
    • Ângulo normal;
    • Plongge/Picado;
    • Contra-Plongge/Contra-Picado.

 

  • Movimentos de Câmara:
    • Panorâmica;
    • Travelling;
    • Zoom.

 

  • Erros de enquadramento;
  • Proporções;
  • Foco;
  • Design organizacional;
  • Design de navegação;
  • Estrutura de Informação;
  • Navegabilidade;
  • Organização;
  • Interface;
  • Equipa;
  • Metodologias;
  • Métodos;
  • Sistemas de navegação;
  • Estruturas de sites;
  • Escolha de software para execução;
  • Restrições técnicas e humanas;
  • Tamanho dos ficheiros;
  • Formato dos ficheiros;
  • Fundos;
  • Orientação formal;
  • Harmonia;
  • Legibilidade versus capacidade de leitura;
  • Texto+Imagem;
  • Design do interface;
  • Mancha gráfica e campo visual;
  • Hierarquia e proporção;
  • Coerência entre conteúdos;
  • Ergonomia;
  • Leitura no ecrã;
  • Como gerir animações;
  • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line;
  • Como adequar ficheiros de som para on-line;
  • Como preparar imagens para on-line;

 

  • Formatos de ficheiro para www:
    • JPEG;
    • GIF;
    • BMP;
    • EPS;
    • TIFF;
    • Indexed Color;
    • Lab Color.

 

  • Noções de layout;
  • Originalidade;
  • Construção da mancha;
  • O ritmo;
  • Formato da página;
  • Proporções das margens;
  • Tipos gráficos para textos e títulos;
  • Menu de navegação;
  • Área de informação;
  • Logótipo;
  • Atenção;
  • Elementos de contraste;
  • Espaços vazios;
  • Monotonia;
  • Ponto focal;
  • Contraste;
  • Compreensão;
  • Sequência de elementos;
  • Coerência;
  • Unidade;
  • Funcionalidade;
  • Estrutura de navegação;
  • Animações;
  • Elementos de distração;
  • Necessidade do feedback experimental, a avaliação.
Edit Content
  • Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem e sessões síncronas dinamizadas pelo Zoom;
  • A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações (UFCD’s) mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%);
  • Obtenção de um Certificado de Formação Profissional (Ações de Formação Extra Catálogo) mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).
Edit Content
Jki-linkedin-in

Carlos Marques

"Começou a sua carreira em empresas de comunicação, como designer e diretor de produção gráfica. Pouco tempo depois fundou o sua própria empresa criativa, como prestador de serviços a agências de comunicação e publicidade. Foi ainda sócio em empresas de produção gráfica, deixando essa área para se dedicar exclusivamente à comunicação. É formado em Gestão de Marketing e Publicidade, possuindo mais de 25 anos de experiência nas áreas do desenvolvimento criativo, marketing estratégico e operacional. Nos últimos 15 anos tem desenvolvido diversas formações, com especial incidência em áreas criativas e marketing estratégico e operacional, tendo nos últimos anos desenvolvido diversos trabalhos e formações nas novas áreas do marketing digital."

Pessoal não docente

Edit Content

Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:

  • Qualquer entidade empregadora de qualquer área de atividade, exceto, prestadores de serviços  – trabalhadores independentes (a recibos verdes); Empresários em Nome Individual, Trabalhadores em Estágios Profissionais e Funcionários da Administração Pública (AP), incluindo a Administração Local e Entidades Públicas Empresariais (EPE);
  • Filiados em organizações sindicais associadas de confederações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social;
  • Entidades da economia social;
  • Membros dos órgãos estatutários mediante a apresentação do mapa de pessoal dos Recursos Humanos;
  • Adultos (> 18 anos) empregados com habilitação mínima ao nível do 3º ciclo (9º ano de escolaridade).
Edit Content
  • Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
  • Ter local de trabalho preferencialmente na região do Algarve;
  • Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6,00€ /dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho;
  • No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
  • É da responsabilidade do formando, assegurar os meios/equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara, colunas e altifalante; acesso à internet; acesso ao zoom);
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
Edit Content

 Cátia Santos
 catiasantos@anje.pt
 +351 289 862 902 (Chamada para a rede fixa nacional)
 https://www.facebook.com/anje.formacao

Cursos Relacionados

Produtos Relacionados

  • Segurança Psicológica – A base essencial para uma cultura saudável e de elevado desempenho | Online

    €290,00
    Ver
  • Microsoft Excel - utilização avançada no apoio à decisão - Centro

    Microsoft Excel – utilização avançada no apoio à decisão – Extra CNQ | Centro

    Gratuito
    Ver
  • Gestão de conteúdos digitais – UFCD 9220 | Lisboa

    Gratuito
    Ver
  • Comércio eletrónico e e-business – UFCD 0392 | Norte

    Gratuito
    Ver
Entrar/Registar
Ligar pelo whatsapp
Facebook-f Linkedin-in Youtube Instagram

Subscreve a newsletter

Subscreve a Newsletter

Está a par de todas as novidades.

Powered by 

Cursos Por Região

Cursos por Região
  • Todas as Regiões
  • » Norte
  • » Centro
  • » Lisboa
  • » Alentejo
  • » Algarve
  • » e-Learning

Contactos

Contactos

A ANJE é uma associação de direito privado e utilidade pública que representa os jovens empresários portugueses e os apoia na sua atividade empresarial.

  • Sobre a ANJE
  • Contactos
  • Cursos por Região
  • Contactos
  • Política de Privacidade

© 2023 ANJE Formação. Todos os direitos reservados | Made with passion by digitalgreen.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência de navegação, personalizar o conteúdo do nosso site, analisar o seu tráfego e mostrar-lhe anúncios relevantes. Veja a nossa política de privacidade para mais informações.


Powered by WP Full Picture

Estatísticas

Quero ajudar a melhorar este site, fornecendo dados anónimos sobre a minha utilização deste site.

Personalização

Quero ter a melhor experiência neste site, por isso concordo em guardar as minhas escolhas, recomendar coisas que eu possa gostar e modificar o site ao meu gosto.

Marketing

Quero ver anúncios com as suas ofertas, cupões e promoções exclusivas em vez de anúncios aleatórios de outros anunciantes.

Powered by WP Full Picture