Dicas para uma estratégia de digital content marketing
É unânime a consciência de que as empresas têm de ter uma presença digital, acompanhando as tendências de consumo de media do seu público-alvo. Essa presença digital não se resume a um simples website e deve ser alargada às redes sociais, blogs, fóruns, comunicação de e-mailing ou newsletters. Mais do promover os seus produtos, a empresa deverá fazer parte do quotidiano dos seus consumidores e da sua comunidade com uma proposta de valor intangível, comunicada pelos valores da marca e pelo seu posicionamento.
“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”
Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute
A empresa pode estar registada em várias redes sociais e ter um sistema de registo de newsletter e um website muito otimizado, mas a geração de tráfego e interações (tão importantes numa estratégia de otimização de searching nos motores de busca) está dependente de conteúdos de qualidade, consistentes e orientados para as necessidades do público. O sucesso de uma comunicação digital depende da participação do consumidor no tráfego, através das interações digitais que faz com a marca. E, para isso, é necessário conquistar o público com conteúdos de qualidade. É fundamental desenvolver uma estratégia de content marketing orientada para o consumidor, capaz de gerar valor para a marca, envolvimento, fidelização e recomendação. Os departamentos de marketing das empresas estão cada vez mais a investir em produtores de conteúdos que sejam capazes de criar leads atrativos e manter os clientes envolvidos e comprometidos com a marca.
OITO DICAS PARA UMA BOA ESTRATÉGIA DE E-CONTENT
1. Enquadre a sua marca no quotidiano do seu cliente
Comunique para além do produto. Pense nos problemas quotidianos do cliente que estejam relacionados com o setor de atuação da marca e surpreenda-o com conteúdos que resolvam esses problemas. Dicas de utilização, sugestões de atividades ou soluções para problemas comuns são alguns exemplos. Vai produzir valor para o cliente e no imaginário da marca, além de gerar tráfego para o website ou interações em social media (que se traduzem em SEO orgânico e aumento de alcance orgânico nas redes sociais);
2. Marque presença nas comunidades digitais
Esteja presente nos meios onde está o seu público-alvo, seja em redes sociais, blogs ou fóruns. Ative o product placement junto de influenciadores digitais, como vloggers, ou instagrammers, e assuma-se como parte integrante da comunidade.
3. Ative a cocriação de valor
Potencie os comentários do seu público-alvo. Apresente call-to-action, pergunte-lhes diretamente a opinião, crie desafios que gerem novos conteúdos. Ative a partilha de experiências e de novos usos do produto. Além de envolver o público, está também a potenciar novos conteúdos. Promova avaliações por parte dos clientes em plataformas de user generated content.
4. Aposte numa narrativa emocional
Conte histórias e envolva o seu público com o imaginário da marca. Crie personagens, cenários e contextos. Desperte as emoções na arte de contar ‘estórias’ e enquadre o seu produto de forma discreta nesses cenários. Não se limite a publicar um álbum fotográfico. Em vez disso conte histórias a partir dessas imagens. A narrativa emocional irá envolver o seu target.
5. Não seja demasiado óbvio
Não caia na tentação de estar sempre a promover os seus produtos. Crie uma relação emocional entre o cliente e os valores da marca.
6. Seja consistente
Adote uma calendarização consistente e permanente de produção de conteúdos. É preferível conteúdos curtos e frequentes.
7. Não esqueça as tendências
Aposte em conteúdos com fotografias, ative o upload de selfies com o produto, partilhe vídeos com tutoriais e organize jogos ou passatempos. As grandes tendências estão nas imagens, vídeos e gaming.
8. Monitorize os resultados e adapte-se
Monitorize todos os resultados da sua estratégia de conteúdos com as estatísticas de tráfego e interações, analise os indicadores de forma qualitativa e tire as devidas ilações. Aprenda com os erros e adapte-se constantemente.