Liderança: Uma atitude. Qual e a sua
Por: Angeles Gris
Professora do modulo analise comportamental DISC na certificação Internacional em coaching ICU-ANJE
Pense em um líder que você admira. Qual a fonte dessa admiração?
Certamente, quando pensamos em qualidades que nos fazem admirar um líder, lembrámo-nos de alguém que:
– Sabe o que quer e como consegui-lo;
– Transmite paixão;
– Gera confiança;
– É consistente entre o que diz e o que faz;
– Faz valer as suas opiniões;
– Tem consideração pelas opiniões dos outros;
– Resolve conflitos de forma justa;
– …
E você? É líder?
Geralmente associamos qualidades de liderança a pessoas que ocupam uma posição alta ou que lideram outras pessoas, mas as qualidades acima referidas podem ser facilmente desenvolvidas e sem que tenha uma equipa.
O resultado de possuir essas qualidades costuma despertar nos outros uma reação, uma emoção positiva que gera admiração. É disso que as organizações precisam hoje em todas as posições. Estamos num momento de projetos transversais em que a gestão por influência é essencial em qualquer cargo.
William Marston, o criador do método DISC, argumentou que: “O comportamento é uma resposta à nossa perceção do meio ambiente e com base nessa perceção modificamos nosso comportamento.”
A primeira pergunta que Marston coloca é: “Como se sente em relação ao seu meio ambiente? Forte ou fraco?”
E em seguida: “Como perceciona esse mesmo ambiente? Favorável ou desfavorável?”
Na realidade, o nosso comportamento dependerá da resposta a essas duas perguntas.
5 Questões que lhe permitirão refletir acerca da sua capacidade de liderança na sua vida pessoal e profissional
1. Sente-se mais forte do que o meio ambiente e, portanto, com a capacidade de influenciar o que está a acontecer para causar o que quer que aconteça? Ou, pelo contrário, sente-se fraco e só reage quando não há outra escolha?
2. Considera o meio ambiente amigável, vê o lado positivo em tudo ou perceciona o ambiente como desfavorável e está sempre na defensiva?
3. A sua atitude perante o que lhe acontece é de “protagonista”, assumindo a máxima responsabilidade pelos resultados e fazendo tudo o que pode para criar o seu gerar o meu futuro, ou sente que é uma vítima do sistema e que se deixa levar pelas circunstâncias?
4. Tem uma visão clara sobre a sua vida, sobre o que quer alcançar e a marca que quer deixar, ou deixa a vida passar por si?
5. Tem uma visão adequada de si mesmo e dos outros? Está ciente das suas forças e debilidades? Valoriza a contribuição dos outros sem preconceito?
A capacidade de liderança é uma atitude, um modo de vida. Se essa atitude não vem do fundo do nosso ser, então não lideramos, fazemos outra coisa: administramos, comandamos, dirigimos, …
A atitude de liderança implica proatividade, clareza de objetivos, responsabilidades assumidas, ser o protagonista e fazer uma avaliação adequada de nós mesmos e dos outros.
Todos podemos avaliar a nossa atitude de liderança, em qualquer situação e em qualquer posição profissional, com mais ou menos experiência profissional.
Neste ponto, a avaliação DISC ajuda-nos a analisar nosso comportamento e quão próximos estamos dessa atitude de liderança.
Além disso, os relatórios DISC de Desempenho de Pessoas também incluem um módulo especial de estilo de liderança.
E você? É líder?
Pretende frequentar a mais completa Certificação de Coaching de Portugal?
Consulte a nossa Certificação Internacional em Coaching numa parceria ICU – ANJE